Header Ads

Petrobras já reduziu o preço da gasolina em 52% e do diesel em 38% no ano de 2020


A Petrobras anunciou nesta semana, um novo reajuste no preço dos combustíveis nas refinarias. De acordo com a estatal, a redução válida a partir desta terça-feira (21), será de 8% no preço médio da gasolina em 4% no do diesel. 

Com o último reajuste, o preço dos combustíveis nas refinaria já acumula queda de 52,3% na gasolina e 38% no diesel.

Entretanto, os postos de combustíveis não estão repassando de forma rápida esses reajustes. Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), mostram que os preços médios cobrados dos consumidores em abril ficou apenas 10% abaixo no caso do diesel e 8% no caso da gasolina na comparação com os preços médios de dezembro do ano passado.

Outro fator que contribuí para que esses estabelecimentos não repassagem os reajustes é a "falta de incentivo" dos governos estaduais, já que cobram o ICMS sobre o valor final que é pago pelo consumidor. Ou seja, quanto mais alto estiver o preço dos combustíveis para o consumidor, maior o valor do imposto estadual arrecadado.

Apesar desse repasse depender de inúmeros fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis, é visível que o preço pago pelo consumidor final está desproporcional aos preços nas refinarias.




Tecnologia do Blogger.