Header Ads

Conheça o Volkswagen EA489 Hormiga; o avô dos caminhões VW


O Volkswagen EA489 foi um utilitário que teve suas peças produzidas durante os anos de 1976 e 1979, em fabricas na Alemanha e no México, já sua montagem e venda foi feita em diferentes países do mundo.

Com designer simples, o mini caminhão EA489, também conhecido como Hormiga, em português Formiga, tinha como objetivo ser um modelo para competir com utilitários da Ford e da GM, que dominavam o mercado naquela época.

O Hormiga possuía uma capacidade de carga útil de 1000kg, seu motor refrigerado a ar 1.6, 4 marchas, podia atingir a velocidade máxima de 85km/H.

Onde foi comercializado;

A construção do modelo e comercialização foi feita na Turquia como EA489, nas Filipinas como Trakbayan, na Indonésia como Mitra ("Partner") e no México como Hormiga.

Atualmente, esse utilitário é considerado um dos veículos mais raros da Volkswagen. Não há registros do número exato de modelos produzidos, mas estima-se de 3.600 unidades a 6.000.

Em 1979, já com a produção de peças encerrada, as últimas unidades foram mondadas e comercializadas. Para o Brasil, o modelo não foi importado.

Seria esse Volkswagen EA489 o avô dos caminhões VW?



Tecnologia do Blogger.