Header Ads

Caminhoneiro desenvolve dispositivo para esconder foguinhos para passar pela PRF


Contrariando duas normas do CONTRAN, diversos caminhoneiros desafiam a fiscalização e utilizam as lanternas traseiras popularmente conhecidas como "foguinhos". 

O objetivo por parte dos motoristas em utilizar o equipamento é basicamente estético, mas ser flagrado em uma abordagem pode ocasionar multa e até retenção do veículo até que a alteração seja sanada.

Segundo a Resolução 667 de 22 de Maio de 2017 do Contran; é proibido a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.

Além disso, a cor amarela e laranja, que são predominantes nesse tipo de lanternas, só devem ser utilizadas na parte traseira do veículo como indicadoras de direção. Alguns agentes de trânsito, aceitam esse tipo de iluminação quanto utilizada a cor vermelha.

Para tentar burlar a fiscalização, um caminhoneiro desenvolveu um dispositivo que oculta as lanternas de forma remota quando necessário, sendo assim, toda vez que precisar passar por agentes de trânsito, o conjunto de lanternas vão se ocultar atrás do chassi do veículo.

Consequentemente, o trabalho da PRF torna-se mais difícil, uma vez que para flagrar esse tipo de alteração será necessário parar diversos veículos. 





Tecnologia do Blogger.