Header Ads

PRF apreende caminhoneiro com rádio exclusivo da Marinha americana



O flagrante inusitado ocorreu em 2015 em Teresina - Piauí, mas ganhou repercussão somente nos últimos dias nas redes sociais.

A Polícia Rodoviária Federal realizava uma fiscalização na BR 343, quando visualizou um caminhão com uma antena suspeita na parte de cima do veículo.

Após realizar a abordagem, os agentes constataram que o Rádio PX que o caminhoneiro estava utilizando era de uso exclusivo da Marinha dos Estados Unidos e por isso, ilegal em todo território nacional e em outros países.

Ao contrário dos rádios comuns, esse equipamento envia e recebe as ondas de rádio diretamente do  satélite da marinha americana SATCOM, também conhecido pelos brasileiros como Satélite Bolinha.

Com isso, o alcance do rádio é ilimitado e pode-se conversar com qualquer pessoa do mundo.

O motorista flagrado com o equipamento afirmou aos policiais que não tinha conhecimento sobre o equipamento e nem que o mesmo era ilegal, ainda segundo ele essa era a primeira viagem com o veículo pertencente à uma empresa.

O uso desse equipamento é proibido por lei e quem for flagrado utilizando pode ser condenado à penas de até quatro anos de reclusão.


Tecnologia do Blogger.