Header Ads

Fim do Bi-trem: Cavalo mecânico 8x2 + Carreta 3 eixos

6x2, 8x2, bi-trem, bitrem, carreta, Fim do Bi-trem: Cavalo mecânico 8x2 + Carreta 3 eixos:, iveco, ls, mercedes, pneu, scania, traçada, trucada, Volkswagen, volvo,

No início de 2011 uma nova legislação entrou em vigor e com ela os cavalos mecânicos 8x2 começaram a surgir no mercado. 

A resolução do Contran 210/211 determinou que combinações com Peso Bruto Total Combinado (PBTc) superior ou igual 57t deverão possuir tração 6x4 (TRAÇADO). Bitrens com comprimento entre 19,80m e 30,00 possuem esse peso bruto total de 57t e pela legislação precisavam ser tracionados por cavalos mecânicos 6x4, o que tornou o implemento mais caro.

Por que a resolução mudou?

Um caminhão com tração simples puxando 57t causa danos ao asfalto, isso acontece pois todo o peso está sendo tracionado em apenas um eixos, já na configuração 6x4, esse peso na tração é divido em dois eixos, ou seja, quatro locais diferentes. 

A nova resolução também permite que cavalos mecânicos 6x2 fabricados até 2010 possam continuar puxando bitrem.

Mas por que trocaram por 8x2?

Um cavalo mecânico 8x2 e uma carreta LS de 3 eixos possuí Peso Bruto Total Combinado (PBTc) de 54,5t, lembrando que o Bitrem é de 57t. Mas com uma diferença, o bitrem possuí uma carreta e dois pneus a mais que a carreta LS, fazendo com que a capacidade de carga em toneladas seja quase a mesma.

Além disso, um cavalo mecânico 8x2 + carreta LS, com o mesma carga pode consumir até 10% menos que um cavalo mecânico 6x4 + Bitrem e o preço total do implemento também é menor.

Em algumas rodovias, o bi-trem possuí restrição de horários para rodar e alguns motoristas afirmam que o caminhão 8x2 com carreta LS é mais estável que o Bitrem.

Outro fator importante é a elevação de eixo quando o veículo está rodando vazio, no cavalo mecânico 6x4 não tem essa opção e permanece com os 2 eixos da tração em contato com o solo.

Por esses motivos, ao longo do últimos anos a empresas como a G10 e demais transportadoras estão aderindo à essa nova configuração.

Pensando nisso, em 2015 a Scania lançou a versão 8x2 do seu R440. Empresas como a Posto de Molas Erechim fazem esse tipo de alteração em cavalos mecânicos que não possuem a configuração de fábrica.


Tecnologia do Blogger.