Header Ads

Entenda porquê um caminhão pega fogo e como evitar

Resultado de imagem para caminhão pegando fogo

Nos últimos meses é comum ver nas redes sociais vídeos mostrando caminhões que pegaram fogo, com isso o medo de ter o veículo tomado pelas chamas está preocupando motoristas e empresas.

Na maioria das vezes, é incêndio é causado por falta de manutenção preventiva do veículo, tanto na parte mecânica do veículo como na parte elétrica - principal causadora desse tipo de acidente.

Procurar um curto circuíto em um caminhão é procurar uma agulha no palheiro, uma vez que esse tipo de veículo conta com diversos chicotes, fios e equipamentos eletrônicos com diferentes funções. 

Entretanto, é possível achar um curto circuíto atentando para alguns eventos, como por exemplo a queima frequente de fusíveis ou relés.

A função do fusível é queimar quando a tensão que passa por ele aumenta mais que o normal, isso ocorre principalmente por curto circuíto nos fios que saem desse componente.

Quando a fusível queima, a corrente que passa por ele é interrompida, evitando que o curto continue. Se isso acontecer, não basta somente trocar o fusível por outro, mas sim verificar para que local os fios que passam por ele vão, checando se não há contato entre o positivo e negativo ou fios desencapados.

Outro causador de incêndio são chicotes mal instalados ou que não estão em funcionamento, comum em caminhões que contavam com algum acessório ou rastreador e que por algum motivo foi feita a retirada desses equipamentos, mas deixada a instalação elétrica. Essa instalação nem sempre é bem isolada e os fios permanecem soltos dentro do painel do caminhão. 

Cuidado: Fusíveis em relés são componentes baratos em comparação ao preço de um caminhão, então opte por produtos com qualidade e garantia, há casos de fusíveis falsificados que não queimam quando há um curto circuito. Além disso, toda vez que efetuar a troca de um fusível, verifique toda a instalação elétrica que parte dele, atentando também para a amperagem descrita no manual do veículo.

Já incêndios causados por problemas na parte mecânica do veículo normalmente são consequência de vazamentos de combustível. Isso ocorre principalmente no sistema de transmissão que parte dos tanques até chegar à  câmara de combustão, esse tipo de vazamento é facilmente detectado, uma vez que o óleo diesel fica depositado em algum lugar ou mancha uma parte do motor. Partes plasticas, de borracha ou de fixação desse sistema, devem ser verificados com frequência.



Tecnologia do Blogger.