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Você sabia porquê a quinta-roda possuí esse nome?

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Todos os caminhoneiros conhecem bem esse componente do caminhão e suas funções, porém poucos sabem a origem do nome.

Onde surgiu:

Segundo relatos, a quinta-roda foi inventada pelo americano Charles H. Martin, da companhia Martin Rocking Fifth Wheels, localizada nos Estados Unidos em 1911. 

O equipamento foi desenvolvido inicialmente para carroças que possuíam 4 rodas, sendo que as duas dianteiras precisavam girar no plano horizontal e na mesma direção do cavalo. No caso, a carroça era interligada ao eixo dianteiro por meio de um pino. 

Em 1936 a invenção já em utilização, foi patenteada por Charles E. Bradshaw, que atribuiu ao Charles H. Martin (criador) um terço da patente.

Charles E. Bradshaw, designer de caminhão, adaptou o sistema em um trator que puxava uma carroça. Como base, Charles utilizou a própria roda da carroça, onde era introduzido um pino em seu centro, semelhante ao funcionamento da quinta-roda atual.

Já  sabemos como surgiu parte do nome, mas por que quinta

Na época, esses tratores contavam com apenas 4 rodas, sendo duas na traseira e duas dianteiras, como o dispositivo era originado de uma roda e continuou com o formato por muito tempo, ela  era literalmente a quinta-roda do veículo.

Essa propaganda de 1920 dá Martin Rocking Fifth Wheel, mostra em detalhes o funcionamento do novo dispositivo.

Na coluna lateral é possível ver a quinta-roda no mesmo formado das rodas de carroças comuns, fixados por uma base.

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Atualmente, a quinta-roda é fabricada em ferro fundido nodular é uma peça individual, sobre ela há uma camada de graxa que diminui o atrito com a base de acoplamento do semirreboque.

A ligação do cavalo mecânico com o semirreboque é feita por meio de um pino conhecido como "pino rei" que é travado no dispositivo, 

Atualmente já existem opções que dispensam o uso de graxa.



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