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Entenda o que é e como funciona o "Pente na Turbina"



Todo mundo já ouviu falar e alguns até possuem em seus veículos, porém o funcionamento do "pente na turbina" ainda é um mistério para muita gente.

No mercado existem diversos modelos e formas de instalar esse equipamento em motores diesel, tanto de caminhões, quanto camionetes e tratores. 

Como funciona?

Você já deve ter percebido que o assobio só ocorre quando é tirado o pé do acelerador: no momento que o motor está sendo acelerado, uma grande quantidade de gases é liberado para o cano de escape,  quando o motorista tira o pé do acelerador, essa quantidade de gases é cortada de forma brusca, ocasionando um "vácuo no sistema" que puxa os gases do escapamento para dentro novamente.

Nesse momento a magina acontece, quando esses gases estão voltando para dentro eles se deparam com o "pente na turbina", que nada mais que um pedaço de ferro soldado dentro da saída da turbina(saída do escapamento), esse pedaço de ferro é colocado de forma que gere um assobio, como se fosse um apito.

Por esse motivo, só se houve o assobio na troca de marchas ou quando é tirado o pé do acelerador de forma brusca. Caso esse pente fosse posicionado ao contrário, esse assobio seria continuo junto com o motor e esse não é o objetivo.

Essa "pedaço de ferro" possuí diversos nomes e variação, conforme o tipo da turbina, o mais comum e conhecido é o "gravatinha", que é posicionado na curva da saída da turbina (saída do escapamento).

Para que isso aconteça, vale ressaltar, o escapamento deve ser direto, ou seja, sem abafador (silencioso), para que os gases passem livremente. 

Nesse caso abaixo, a "gravatinha" foi posicionada na curva da saída da turbina (saída do escapamento):


Existem também versões feitas com parafusos soltados, no mesmo local e os em formado de pente, que originaram o nome:

Para camionetes e tratores, existem opções já fabricadas a venda na internet, que consistem no mesmo funcionamento: gerar assobio com os gases que voltam para dentro:

 
Estraga o motor ou a turbina?

Existem mecânicos que afirmam que o equipamento pode reduzir a vida útil da turbina e outros que o consumo aumento - uma vez que é algo a mais obstruindo a saída de gases. Como é necessário retirar o abafador, isso é compensando. Já outros profissionais, dizem que a alteração não influência de forma significativa o funcionamento ou tempo útil da turbina.
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