Header Ads

Conheça os caminhões que o Exército Brasileiro utiliza:

A frota do Exército Brasileiro conta com diversas viaturas para atender sua demanda de atuação, desde caminhões para transporte de militares à viaturas blindadas.

Mas não se engane, esses veículos parecem simples, mas são projetados para situações extremas, inclusive de combate. 

        
MAN/ Volkswagen Worker - Conhecido como 5 Ton 



Atualmente a linha Worker, com capacidade de 15 Toneladas é o caminhão mais utilizado pelas forças armadas. Em 2007 a  MAN/ VW entregou as primeiras 14 unidades do caminhão militarizado VW Worker 15.210 4X4, desenvolvido para as Forças Armadas Brasileiras.


O modelo foi um sucesso, em 2013 a montadora já contava com 1.080 no Exército. Por questões de segurança, o número total de veículos atual não pode ser informado.

A linha Worker, principalmente o 15.210 é empregado no transporte de militares e material, sua capacidade de carga útil é de 5 toneladas, tanto 4x4, quanto 6x4, - isso em qualquer tipo de terreno ou situação.

O veículo foi projetado para trabalhar nos terrenos mais extremos, com uma manutenção simples, sem muitos sensores ou equipamentos que não são uteis em combate.



MAN/ Volkswagen Constellation - Conhecido como 10 Ton 


Com o encerramento da produção da linha Worker, a MAN desenvolveu o 31.320 6x6, capaz de vencer rampas com 60% de inclinação e obstáculos com 30% de inclinação lateral e sobe com tranquilidade degraus de 30 centímetros de altura, o veículo pode ser carregado com até 10 Toneladas. 

O caminhão é o segundo mais utilizado pelo Exército Brasileiro.


Iveco Stralis 



A Iveco também possuí caminhões desenvolvidos para uso militar, o Iveco Stralis é empregado para o transporte urbano de viaturas, comumente equipado com prancha, também pode ser utilizado no transporte de baú e bi-trem.

Nas rodovias é comum ver o caminhão transportando viaturas blindadas.



Mercedes-Benz Axor



Além do Iveco Stralis, o Mercedes-Benz Axor também é empregado para o transporte urbano de viaturas. 



Ford Cargo


Já o Ford Cargo é utilizado para mais de uma finalidade, sendo uma delas o transporte urbano de viaturas (cavalinho 4x2), oficina móvel (truck baú), caçamba, veículo de abastecimento de combustíveis móvel (toco) e suprimento de água (truck pipa),

Existem ainda outros veículos e marcas em utilização, como o Iveco Eurocargo, Mercedes-Benz 2726 (Caçamba) e Atego, entre outros. Porém, esses veículos são empregados em batalhões e regiões especificas, como no caso dos Batalhões de Engenharia de Construção. 


Também existem caminhões como o Scania 112, Scania 113,Mercedes-Benz MB 1935, MB 1418 entre outras que já estão há anos já em utilização. Esses veículos, já antigos, após certo tempo são leiloados. 





Tecnologia do Blogger.