Header Ads

Bitruck ou carretinha 2 eixos | Qual vale mais a pena?



Tanto o Bi-Truck quanto a Carreta dois eixos (espaçada) vêm causando divergência de opiniões entre os caminhoneiros. 

Alguns afirmam que a capacidade de peso abrangida pelo Bi-truck é muito pequena e outros que muitos locais de carga e descarga não possuem infraestrutura necessária para carretas 2 eixos.

Entretanto, tudo isso depende do setor que o caminhão vai atuar:

Em regiões com maior disponibilidade de cargas leves, até 15 toneladas, o Truck (6x2) se sobressai em relação ao Bi-truck, uma vez que o eixo a mais do Bi-truck deve ser incluído no cálculo da tabela de frete. Optar por carregar em um truck, se torna mais barato que no Bi-truck por esse motivo.


Fazendo as contas:

Sabendo que um Bi-truck, carregado com peso de balança, grade baixa, possuí capacidade total de carga(lotação) de até 22 Toneladas e que em raras exceções são carregados com menos de 15 toneladas, o peso de atuação fica entre 15ton e 22 ton. 

Já um cavalo mecânico (4x2), com uma carreta dois eixos, carregado com peso de balança, grade baixa, a capacidade de carga (lotação) pode chegar até 25,5 Toneladas. Com isso, o peso de atuação vai de 15 ton até 25,5 ton.

A capacidade de carga total (lotação) varia conforme o peso do veículo, entretanto a diferença pode chegar a 5 toneladas de carga do Bi-Truck para a carretinha dois eixos.

Custo por KM:

Segundo motoristas que trabalharam tanto no Bi-Truck quanto na Carreta dois eixos, o custo é praticamente o mesmo, isso carregando os dois com suas respectivas capacidades máximas.

Em resumo, a carreta dois eixos carrega mais peso com o mesmo custo do Bi-Truck e isso tem impacto direto no lucro do veículo.

A carreta dois eixos possuí a fama de consumir mais pneus que o Bi-Truck. Já o Bitruck, por ser carregado normalmente no limite da capacidade do motor, tem sua manutenção adiantada.

Além de maior capacidade de peso, a carreta 2 eixos também possuí maior capacidade cubica, que em alguns casos é requisitada pelo cliente.

Como as principais cargas transportadas por esses dois tipos de veículo são frutas, verduras e legumes, alguns locais de carga e descarga não possuem infraestrutura para manobrar carretas 2 eixos.

Preço dos veículos:

Fizemos uma simulação utilizando veículos que estão a venda na OLX e Mercado Livre.

Volvo VM 310 (4x2) 2010 está sendo vendido por R$81 mil.
Carreta 2 Eixos 2010 FACCHINI, 10,5m de comprimento, está sendo vendida por R$ 50 mil.

Total do conjunto custaria R$ 131 mil.

Já um Volvo VM 260, Bitruck (8x2), carroceria 9m, está sendo vendido por R$130 mil.

Nesses casos, os preços são praticamente os mesmos, porém há com um ganho significativo de potencia e capacidade de carga  do conjunto em relação ao Bi-truck.

Tecnologia do Blogger.