Header Ads

Volvo testa nova área de escape da Curva da Santa BR-376


O trecho localizado no km 668,5 da BR-376, na região de Guaratuba - SC, conhecido como Curva da Santa, é sinônimo de perigo e local de centenas de acidentes graves. 

São inúmeros os acidentes com vítimas fatais no local - na maioria deles, envolvendo veículos de carga. Atualmente, a curva é reconhecida como uma das mais perigosas do país.


A rodovia fica localizada em um trecho de serra com diversas curvas acentuadas. Condições ideais para causar problemas no sistema de freios dos caminhões.

Após dezenas de vidas perdidas no trecho, a construção de uma área de escape iniciaram-se no mês de março desse ano, 2019.

Ontem, quarta-feira(11), com a obra concluída os primeiros testes foram realizados pela montadora Volvo juntamente com a Polícia Rodoviária Federal. O dispositivo fica localizado na altura do quilômetro 667, antes da Curva da Santa.


Pilotos profissionais executaram os testes de homologação com veículos Volvo que transportavam de 23 a 48 toneladas, em velocidades entre 60 km/h e 120 km/h.

Para facilitar a retirada de veículos, o dispositivo também conta com duas pontes rolantes sobre trilhos. São cerca de 150 metros de extensão preenchidos com argila expandida.

A obra durou  meses 10 meses e custou cerca R$ 20 milhões, valor desprezível comparado com o número de vidas que o dispositivo vai salvar.

Confira os primeiros testes feitos no local:





Tecnologia do Blogger.