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Entenda porquê um motor diesel dispara e como desligá-lo


O disparo de um motor a diesel é certamente o maior pesadelo dos mecânicos e de quem trabalha em veículos pesados. O fato que é comum em oficinas e até mesmo com caminhões ocorre por uma série de motivos.

Duas características do motor possibilitam que o fato ocorra, o primeiro deles é que motores a diesel (ignição por compressão) não possuem controle da entrada de ar na admissão (borboleta). O segundo é que sua alta taxa de compressão aliada à temperaturas elevadas no interior da câmara de combustão, transformam qualquer substância que seja inflamável à mais de 400° graus em combustível.


Quebra do Turbo - FUMAÇA BRANCA:

Nos motores atuais, o disparo é causado normalmente pelo óleo lubrificante da turbina que adentra a admissão do motor, isso pode ocorrer tanto pela quebra de um dos mancais da turbina "lado direito/esquerdo"ou até mesmo pela quebra do próprio eixo. Esse óleo lubrificante se mistura com o ar frio, que é sugado pelo motor adentrado a admissão. 

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Com isso o motor começa a consumir esse óleo lubrificante de maneira descontrolada. Muitos tentam cortar a alimentação de óleo diesel, mas como o motor não está sendo alimentado por esse óleo ele continua em funcionamento.

Nesse caso, se o veículo for manual uma das maneiras de se fazer parar o motor é pisando na embreagem engatando a marcha mais pesada do veículo e soltando o pé da embreagem de maneira brusca fazendo com que o motor apague. Lembre-se de pisar no freio.

Em casos de veículos automáticos ou que a primeira opção não funcionou a solução é bloquear a entrada de ar da turbina. Recomendasse utilizar um pedaço de madeira que não possa ser totalmente sugado pela turbina, sem oxigênio, a combustão para imediatamente, veja o exemplo:



Outra opção é colocar o veículo automático contra uma parede ou um poste, que consiga segurar o veículo, pisar no freio e colocar o câmbio do D, o veículo tentará arrancar, mas totalmente bloqueado vai apagar o motor.

Os principais sinais que isso pode estar acontecendo em seu veículo é um barulho anormal e a fumaça branca ou azulada com cheiro de óleo queimado saindo pelo escapamento, lembrando que o motor não dispara do dia para a noite e é importante atentar aos possíveis sinais.

Uma das maneiras de evitar a quebra da turbina é não desligando o motor de imediato quando ele ainda estiver "quente", isso pode causar um desgaste excessivo em um dos mancais e ocasionando o disparo do motor como citado acima.


Bomba injetora - FUMAÇA PRETA:

Os motores a diesel mecânicos que trabalhem com bomba injetora possuem um sensor de rotação na bomba, também conhecido como regulador centrífugo, governador da bomba ou do blower nos motores 2 tempos. Problemas nesse sensor podem causar uma injeção descontrolada de óleo na partida, fazendo com que o motor dispare. 


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Nesse caso o motor é alimentado pelo óleo diesel, pode-se tentar então cortar a alimentação de óleo diesel ou trancar a entrada de ar da turbina como descrito acima.

É importante ressaltar que o disparo do motor é algo muito rápido e tentar trancar a entrada de ar da turbina ou cortar a alimentação do óleo diesel pode-ser algo perigoso e não é recomendado.

Entenda outros motivos que podem causar o disparo do motor:




Fonte: O mecânico

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