Header Ads

CNH gratuita já está em vigor em alguns estados:


Criado em 2008, o programa CNH Social busca possibilitar que pessoas de baixa renda consigam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita. Atualmente, os custos para fazer as aulas da categoria A e B no Brasil é 3 mil reais. 

Porém o projeto ainda não está em vigor em todos os estados, sendo que em cada um deles há regras e número de vagas que varia conforme a região. 

Confira os estados onde já se pode tirar a CNH gratuitamente:

- Ceará

Desde 2014 o estado já possuí o programa, para concorrer a vaga é preciso se cadastrar no site do Detran-CE e possuir alguns requisitos descritos no site.

- Distrito Federal

Já no Distrito Federal o programa é oferecido para estudantes da rede pública do ensino médio do estado e para participar é necessário ter 18 anos. O programa cobre o curso teórico gratuitamente, mas as aulas práticas ficam a cargo do estudante.

- Espírito Santo 

Em vigor desde 2018, o estado oferece o programa de forma mais completa, sendo que é possível não só tirar a primeira habilitação nas categorias A ou B, como fazer a mudança de categoria para C, D ou E, no caso de participantes já habilitados.

Para se enquadrar no projeto, o cidadão deve possuir Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos, ser maior de 28 anos, residir no estado, saber ler e escrever e não apresentar problemas de saúde, administrativos ou judiciais.

- Paraíba

Na Paraíba também é possível tirar a primeira habilitação e fazer a mudança para as demais, para participar é necessário ser maior de 18 anos, comprovar residência no estado e comprovar baixa renda.

Pernambuco

Em vigor desde 2008, o programa abre edital uma vez ao ano com as vagas disponíveis. É necessário ter no mínimo 18 anos, saber ler e escrever, morar no estado e possuir RG e CPF.

Goiás.

Anunciado recentemente pelo governador do estado, Ronaldo Caiado, o programa vai abrir inscrições a partir do mês de dezembro. Além de atender cidadãos de baixa renda, o programa vai abranger trabalhadores rurais e estudantes.





Tecnologia do Blogger.