Header Ads

Antecipada a volta dos caminhões bicudos, mas não tão bicudos


Muitas pessoas se perguntam porque caminhões bicudos não são mais fabricados no Brasil, mas a resposta não está aqui. Grande parte dos veículos de carga que rodam hoje no país são de montadoras do continente europeu e a sua legislação impede veículos tenham frentes mais alongadas. 

Após muita pressão por parte das montadoras e diversos estudos que comprovaram a melhora aerodinâmica e a diminuição de consumo de combustível por conta disso, a União Européia decidiu adiantar uma nova legislação que permite que os caminhões tenham até 90cm de frente alongada após a cabine.

As novas regras entrarão em vigor a partir de  1 de setembro de 2020. Apesar de 90cm não chegar a significar muita coisa comparada a modelos antigos bicudos, como Scania 113h ou o Volvo NH, a nova legislação permitirá que as montadoras desenvolvam cabines com maior aerodinâmica, segurança e espaço interno para o motorista.

E as novas Scania Bicudas que você vê na internet?


Não são versões oficiais da Scania e nem tão pouco fabricados pela montadora, mas sim modelos modificados pela empresa Vlastuin Truck & Service Trailer, da Holanda.

Esses caminhões, em sua maioria, são exclusivos para feiras e eventos:



Tecnologia do Blogger.