Header Ads

Mineradora Vale iniciará testes com caminhão sem motorista em Novembro

vale, caminhão, caminhao, caminhões, caminhoes, autonomos, sem motorista, mineradora, minério, tecnologia

Alguns anos atrás um caminhão com câmbio automático parecia algo de outro mundo, hoje não só é uma realidade como também veículos autônomos estão ganhando espaço nas empresas.

________________________________________________

A mineradora Vale, uma das maiores empresas do setor no mundo, iniciará testes com caminhões sem motorista em novembro. Os veículos não terão a presença de operadores na cabine.

Os primeiros dois caminhões autônomos, com 16,2 metros de cumprimento e 7,4 de altura, vão trabalhar em uma área isolada da mina de Carajas. Os veículos tem capacidade de carga de até 320 toneladas.

A mineradora pretende implementar 37 unidades até o ano de 2024. Segundo o líder do programa de mina autônoma da Vale, Eugênio Lysei, o objetivo desses veículos é aumentar a segurança das operações, diminuindo também custos com equipamentos, manutenção e combustível.

Apesar disso, o operador humano continuará sendo necessário em diversos trechos da mina. O projeto também conta com a capacitação dos profissionais, o que possibilita que nenhum funcionário será desligado. Todos serão realocados para funções novas.

Tecnologia do Blogger.