Header Ads

Governo Bolsonaro testa novo asfalto com mais durabilidade em MS

Resultado de imagem para ms asfalto

Com o objetivo de diminuir custos e desperdício de materiais, o governo juntamente com a Petrobrás está desenvolvendo um asfalto com maior durabilidade e tecnologia. O estado de Mato Grosso do Sul está servindo como cobaia no projeto.

Quando finalizado, as pesquisas devem servir como parâmetro na aplicação dessas novas técnicas de pavimentação em todo o país.

Inicialmente, dois trechos da BR 419 servirão como "laboratório" para o projeto. A rodovia foi escolhida por representar um importante trecho para o escoamento dos produtos produzidos no MS.


O projeto tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma nova mistura asfáltica com mair durabilidade, para isso foram recolhidas diversas amostras de asfalto dos trechos.

Além disso, o governo firmou um convênio com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) e a administração municipal de Campo Grande como parte de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) formalizado para ‘evitar o gasto do dinheiro público com o excesso de obras de reparação do asfalto’.

Em primeiro momento, foi desenvolvido um manual de manutenção da pavimentação, com diversas medidas preventivas contra a deterioração da manta asfáltica. A primeira medida tomada é a selamento de trincas logo no início, evitando o processo mais caro que é o "tapa buraco".

Com isso, de imediato o governo busca a redução  drástica nos valores milionários gastos com a manutenção das vias. Além disso, rodovias com pavimentação em condições diminuem o risco de acidentes e prejuízos com a manutenção de veículos que trafegam sobre as mesmas.

Fonte: MidiaMAX











Tecnologia do Blogger.