Header Ads

Manutenção gera economia


Nós dias atuais, com o preço do frete baixo e a má condição das rodovias brasileiras, se tornou essencial no ramo do transporte buscar meios para gerar economia. Porém, muitos donos de veículos, para economizar, deixam de lado até mesmo a manutenção dos mesmos, o que pode gerar grandes prejuízos tanto para o motorista quanto para a empresa. 

TRSANTANA, MANUTENÇÃO DE CAMINHÃO, MANUTENÇÃO CAMINHÃO, flogão elite, flogao gbn, flogao, manutenção de scania, manutenção fh, custo da manutenção de caminhão, manutenção mercedes, manutenção volvo

Cláudio de More, 29 anos de idade e 5 anos na profissão de caminhoneiro, morador de Marília - SP, diz que o caminhão é um instrumento de trabalho e precisa ser bem cuidado. Cláudio possui um MB 1313, ano 1975, e se encontra bem conservado. Para ele o investimento em manutenção é uma forma de garantir a segurança da carga e um pouco de lucro. Não existe uma receita mágica para manter o caminhão na estrada e em serviço. 

Concordando com seu colega Cláuido, Murilo Carlo Silva, 31 anos de idade e 7 anos como caminhoneiro, possuí também um MB 1313, mas do ano 1983. 
Murilo lembra que não apenas basta levar o caminhão para manutenção, há também a necessidade da busca pelo melhor serviço, evitando assim que possíveis transtornos, perda de tempo e prejuízos ocorram. Um serviço de qualidade pode garantir um melhor desempenho e uma viagem segura e tranquila. 

Valor à vida

Se para motoristas autônomos a manutenção de seus veículos é importante, para grandes transportadoras o serviço se torna ainda mais necessário. Segundo Valter de Oliveira, motoristas de uma transportadora, a empresa da qual ele presta serviço mantém sempre a frota em dia, isso faz com que ele se sinta mais seguro, uma vez que ter problemas com o caminhão durante uma viagem é muito perigoso, podendo facilitar assaltos e acidentes. Valter explica que a transportadora mantém um programa constante de manutenção preventiva, isso com objetivo de garantir segurança tanto do veículo quanto do motorista, minimizando possíveis danos à carga transportada.

Um caminhão é um conjunto de sistemas que devem estar sempre em boas condições, garantindo o uso de 100% da capacidade do veículo, evitando o gastos desnecessários de diesel e em paradas não programadas. Também, o dono do veículo sempre deve optar por peças originais e oficinas seguras. Peças danificadas podem gerar emissões de poluentes desnecessárias, agredindo a natureza e o meio ambiente.

Tipos de manutenção:

A manutenção preventiva é o meio mais economico para manter o veículo em bom estado de conservação, ajudando tanto na prevenção de problemas com o veículo, quanto na hora da revenda. Também, revisões periódicas facilitam no controle de gastos e na programação da manutenção de peças. Muitas vezes, essas revisões indicam peças que podem se danificar com o tempo e levar outras também a quebrar, caso esses problemas não sejam detectados com antecedência o dono do veículo pode ter um prejuízo maior que se tivesse feito a manutenção do veículo. 

Já a manutenção corretiva é a mais comum em veículos de transporta de carga. Ocorre quando o caminhão quebra ou para de funcionar, muitas vezes ocasionado pela falta da manutenção preventiva. 

Manutenção Preditiva é uma espécie de manutenção preventiva, onde com base no MTBF, em português, Tempo Máximo entre falhas, o componente é analisado ou até mesmo trocado. Isso ocasiona mais economia em relação à manutenção preventiva, pois apenas algumas pessoas por vez são verificadas.

Gostou? Então  Anuncie


Veja também:



Tecnologia do Blogger.