Header Ads

Conheça os efeitos do Rebite

Muito conhecido entre os caminhoneiros e estudantes, os rebites são drogas estimulantes utilizadas para diminuir o sono e o cansaço. Mesmo com venda controlado está cada vez mais comuns em rodovias e faculdades.

Também conhecidos como anfetaminas, estimulam o sistema nervoso central e fazem o cérebro trabalhar com mais intensidade, consequentemente a pessoa que utiliza fica com mais disposição e pouco sono. Rebites são muito utilizado por caminhoneiros que necessitam cumprir prazos apertados e estudantes que precisam virar noites estudando. Nas estradas, pelos seus efeitos colaterais, se tornam um perigo a mais.



"Quando a anfetamina age no cérebro, por mais que a pessoa esteja cansada, ela tem a sensação de que está disposta, então, ela causa uma falsa sensação, que pode ser muito perigosa". Explica o médico Jean Paulo Santos. Além da falsa sensação de disposição, as anfetaminas podem causar dependência rapidamente. Ainda segundo o médico, a dependência é algo que ocorre muito rápido quando se utiliza os rebites.

As anfetaminas, são produzidas artíficialmente. Não são, então, produtos naturais. Existe uma grande diversidade de drogas sintéticas que pertencem ao grupo das anfetaminas. Grande parte dessas drogas são remédios e tem sua venda controlada.

Um fator que torna esse tipo de droga tão perigoso, principalmente consumida por motoristas, é que ela não apenas exerce efeitos sobre o cérebro, como também no corpo todo. Um dos efeitos mais perigoso é a dilatação das pupilas, o que acarreta uma ofuscação na visão e pode cegar o motorista por alguns instantes à noite.


Como se não bastasse os problemas de saúde de curto e longo prazo, o uso excessivo dessas drogas pode levar o usuário a ter também um delírio persecutório: onde o mesmo entra em um estado de paranóia e alucinação, ficando mais agressiva, irritada e ainda acreditando que pessoas estão o perseguindo.

A intoxicação por esse tipo de droga é grave e muito perigosa, uma vez que pode elevar muito a temperatura corporal, o que pode levar o usuário à ter convulsões.

José Golçalves, trabalha no transporte de madeira há mais de vinte anos e diz que em algumas vezes foi necessário o uso do rebite para conseguir cumprir o horário determinado. "Os prazos que eles dão pra gente às vezes são muito apertados, e, sem tomar rebite, fica quase impossível de cumpri-los" confirma o caminhoneiro.

Os principais efeitos colaterais 

- Dificuldade em raciocinar;
- Sensação de perseguição;
- Dilatação das pupilas;
- Visão duplicada e desfocada;
- Ressecamento da boca;
- Dores de cabeça;
-Tonturas e aumento da pressão arterial;

OBS; Alguns rebites ainda causam problemas estomacais, disfunção erétil, complicações no fígado, entre outros.

Já o tratamento de usuários de drogas como o rebite é complexo e envolve profissionais de várias áreas da saúde, uma vez que o paciente pode sofrer, por exemplo, crises de abstinência, problemas alimentares e até entrar em depressão crônica. 

Pesquisas em laboratórios apontaram que o uso continuo de anfetaminas causa degenerações de partes do cérebro, ou seja, os danos causados pelos rebites podem causar lesões irreversíveis em pessoas que abusam dessas drogas.


Veja também:



Tecnologia do Blogger.